Cuidados ao comprar produtos importados pela internet

 Você é o tipo de pessoa que adora comprar produtos importados pela internet? Vive dando uma olhada nos sites internacionais, mas tem medo de finalizar a compra?

Algumas pessoas têm medo de adquirir produtos de outros países, pagar por eles e não receber. Outras ficam receosas porque o produto pode não ser como está no site.

Além disso, existe o risco de a sua encomenda ficar presa na alfândega ou ser tributada. E quando isso ocorre, as dúvidas são ainda maiores. 

Mas então, o que fazer?

Antes de mais nada, existem alguns cuidados que você pode e deve ter ao comprar produtos importados. Independentemente se você está adquirindo a mercadoria para uso próprio ou para revender, a regra é: esteja atento aos sites.

Mas antes de você conhecer os cuidados necessários ao realizar esse tipo de compra, entenda como comprar produtos importados pela internet e quais as taxas cobradas aos consumidores.

Carrinho de compras importadas dos Estados Unidos

Antes de tudo, verifique se a compra realmente vale a pena para o seu bolso

Como realizar compras de produtos importados

Primeiramente, como em todas as compras feitas pela internet em sites brasileiros, comprar em sites internacionais também requer alguns cuidados.

O primeiro deles é: desconfie de ofertas tentadoras. Principalmente aquelas com preços abaixo do mercado e de liquidações.

Dê preferência aos sites que já são conhecidos do público. Por exemplo, o AliExpress, eBay e Deal Extreme. 

Então, vale lembrar que os sites costumam ser em inglês, porém alguns têm páginas em português. Caso não tenha, e você não tenha muito conhecimento no idioma, peça alguém para te ajudar. Isso irá evitar que você tenha algum tipo de dano.

Além disso, mantenha o sistema operacional e o antivírus do seu computador atualizados, assim como o firewall.

Outra dica é observar se no canto superior esquerdo, antes do endereço do site, há um cadeado. Ele é o cadeado de segurança que indica que o site tem softwares de proteção.

Quais as taxas que os produtos importados pode ter

Muitas pessoas sabem que ao adquirir produtos importados eles podem acabar vindo com uma cobrança de taxas. Mas, na maioria das vezes, elas não sabem que taxas são essas e o que elas representam. Confira abaixo cada uma delas:

Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) 

É o imposto cobrado por toda e qualquer mercadoria que ultrapasse os limites estaduais e municipais ou até mesmo fronteiras nacionais.

Sendo assim, é o valor agregado a todos os produtos, já que qualquer “troca de mãos” é considerado como circulação.

Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI)

Esse imposto é cobrado sobre todos os produtos que não são produzidos artesanalmente ou manufaturadamente.

Para produtos importados, a taxa é cobrada sobre o valor da mercadoria já com as taxas de importação acrescidas.

Imposto sobre Importação de Produtos Estrangeiros (II)

Todos os produtos que chegam de fora do país são taxados com este imposto. Vale ressaltar que para a saída dos produtos não são cobrados esses tributos.

4 cuidados ao comprar produtos importados pela internet

1) Compre em sites de confiança

A princípio, é comum as pessoas realizarem compras por meio da internet. Porém, adquirir produtos sem poder olhar e conhecer quem está vendendo pode ser perigoso.

Por isso, é fundamental que você encontre site e/ou fornecedores que lhe passem segurança.

Certifique-se também ao checar a procedência do que pretende comprar e em relação a entrega do que foi adquirido. 

Em grandes sites de compras, os consumidores podem encontrar diversos fornecedores que oferecem o mesmo produto.

Para te ajudar a escolher, a dica é ficar atento aos comentários e às recomendações sobre eles. Dessa forma, será possível garantir que a sua compra chegue.

2) Saiba qual a melhor forma de pagamento para você

Quando se fala em comércio internacional, os pagamentos devem ser realizados por meio de um cartão de crédito internacional. Alguns sites possibilitam o pagamento em boleto, mas vale ressaltar que não são todos.

É importante ressaltar que você evite de realizar transações em sites que não considera seguro, porque isso pode aumentar as chances de levar um calote. Além de poder ter o cartão até mesmo clonado.

Quem usa o cartão de crédito como forma de pagamento ainda tem a garantia de pagar o valor do dólar na cotação em que a compra foi realizada. Diminuindo assim a possibilidade de receber a fatura e ser pego com um valor mais alto.

3) Compare os preços dos produtos importados

Antes de finalizar a compra, é importante que você compare os preços do produto que deseja adquirir. E isso vale para todas as compras que for realizar, sejam elas nacionais ou internacionais.

Procure diferentes lojas, de diferentes regiões para saber quais produtos estão com os preços mais acessíveis. Caso você vá comprar em maior quantidade, veja a possibilidade de obter um desconto ou alguma outra condição especial.

4) Calcule o valor dos custos com antecedência

Como já foi dito anteriormente, existem diversos fatores para levar em consideração na hora de realizar a compra. Principalmente os impostos e a taxa de tributação na alfândega.

Por isso, esteja atento ao cálculo dos custos finais do produto. Antes de realizar o pagamento, verifique o valor do câmbio e se há frete para o endereço de entrega.

Vale ressaltar que pode haver diferença no valor da taxa de entrega de um produto entre os fornecedores de lugares diferentes.