Ser bem-sucedido na carreira e nas finanças é o objetivo de muitos que buscam por vidas estabilizadas. A busca por áreas que podem disponibilizar conforto, segurança e satisfação não para de crescer. Mas há alguns inimigos do investidor que não percebemos.
Baseados nesses princípios, as pessoas procuram dar início aos seus primeiros investimentos. Até porque, é através deles que o capital começa a ser movimentado, podendo aumentar e melhorar as condições atuais.
Um fato que poucos sabem é que esses investidores lidam constantemente com alguns inimigos que podem, inclusive, atrapalhar os seus negócios indiretamente ou mesmo de forma direta e devastadora.
Conheça os 5 inimigos mais recorrentes que você provavelmente esbarrará por aí, caso seja ou queira se tornar um investidor inteligente.
O que é um investidor inteligente?
“Será que existe uma diferença entre um investidor inteligente e um investidor comum ou só muda a nomenclatura mesmo?”
Talvez esse seja o seu principal questionamento nesse momento. E se há essa distinção, como identificamos?
A diferença é que o investidor inteligente busca priorizar a essência, ou seja, possui uma visão realista dos valores das ações que estão disponíveis. Ele costuma comprar ativos que estão abaixo da quantia habitual, como um limite de segurança.
Desta maneira, demonstra claramente que possui sabedoria para continuar com a sua atuação na Bolsa de Valores.
O investidor inteligente sabe diferenciar investimento de especulação
Agir de forma especulativa não é a melhor maneira de trabalhar em seus investimentos e decidir os seus negócios baseados em variações de preços do mercado não é recomendável.
Investir em ações de companhias que possuem boa saúde financeira com o objetivo de receber um retorno a longo prazo é a mentalidade que um investidor inteligente deve ter para tomar boas decisões.
Ele evita perdas utilizando as margens de segurança
Para escapar dos prejuízos em investimentos que não geram ótimos resultados, a melhor maneira de potencializar tais ganhos é comprando ações com “margem de segurança”.
E, desse modo, adquirir algumas ações abaixo do que elas realmente valem, como acontece em momentos de crises econômicas, por exemplo.
Agindo dessa forma, as suas possíveis dores de cabeça devem diminuir e as perdas podem não chegar muito bruscas, caso de fato ocorram.
Inimigos do investidor: homem de terno escrevendo em um papel com gráficos
Saiba o que é um investidor inteligente e quais são os inimigos do investidor para não cometê-los
Quais são os inimigos do investidor inteligente?
1. Falta de conhecimento
Para abrir a lista dos inimigos do investidor, a ignorância é o princípio de todos os males.
Não há como tomar decisões, principalmente essas que precisam de segurança, sem possuir o mínimo de conhecimento sobre o assunto.
Manter o seu foco apenas em expectativas a respeito do que os investimentos podem te oferecer como retorno não é a melhor decisão.
É preciso analisar todo o que está envolvido e ter o entendimento do que está sendo feito.
Esse esclarecimento pode vir através de muitas pesquisas, estudos sobre o caso e busca por informações precisas das empresas ou produtos financeiros.
+ 5 dicas valiosas de planejamento para uma empresa de sucesso
2. Medo
O medo paralisa e quando falamos sobre investimentos nós envolvemos riscos o tempo inteiro, o que é contraditório. Um investidor inteligente não se conforma apenas em ficar na sua zona de conforto.
Ele experimenta, tenta cada vez mais investir em produtos maiores e melhores, obviamente sempre tendo a consciência de seus possíveis resultados.
Se você tiver medo e deixar com que ele domine, este pode ser um dos maiores inimigos do investidor que te impedirá de receber ótimos retornos financeiros.
3. Ganância
Está muito presente em novos investidores, tome cuidado.
A inquietação e o anseio por adquirir dinheiro rápido e fácil é um dos maiores inimigos para os investidores que pretendem agir com inteligência.
É necessário aprender a investir da maneira correta, sem criar expectativas irreais, mas sempre acreditando em seu potencial.
Diversifique os produtos em sua carteira de investimentos e saiba que os retornos podem variar de acordo com os riscos.
4. Esperança
Torcer a todo momento pelos investimentos que fez não é a melhor opção a ser tomada.
O investidor inteligente entende sobre a sua aplicação e respeita o prazo de retorno. Manter-se esperançoso e criar expectativas demasiadas não é recomendável, assim como já foi dito no tópico anterior.
5. Você mesmo
É preciso estar atento às decisões e saber qual a importância daquele investimento e o motivo pelo qual deseja apostar nele.
Será que ele trará mudanças significativas na sua vida?
As suas escolhas estão baseadas em estudos sólidos e responsáveis?
Está realmente disposto a vencer e se manter longe dos inimigos citados?
Responda a essas perguntas e assim conseguirá ter um bom discernimento sobre o que está fazendo e se de fato as suas decisões são compatíveis com o que deseja.