Muitas pessoas estão, atualmente, decidindo trabalhar por conta própria. Ainda assim, muitas se deparam com dúvidas sobre profissional liberal ou MEI (microempreendedor individual) e em qual dessas categorias se encaixam.
De fato, o mundo moderno nos trouxe a possibilidade de escolher qual carreira seguir e, em alguns casos, a pessoa pode escolher se quer um emprego pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) ou não.
Neste texto, vamos abordar quais são as diferenças entre liberal e MEI. Uma coisa é certa: para pequenos e médios negócios de empreendedores começarem a dar certo, é necessário ter organização.
E pode até parecer complicado entender as diferenças e regularizar de vez um negócio. Mas não é! Continue a leitura para saber mais.
Homem escrevendo com celular na mão com notebook
Entenda a diferença entre um profissional liberal e MEI
Profissional liberal ou MEI: veja quais são as diferenças
Pode ser que você já tenha se definido como “profissional liberal” algumas vezes quando perguntam o que você faz. Ou, então, talvez você já tenha pensado em abrir um MEI.
Mas, afinal de contas, existem diferenças? Se sim, quais são?
A seguir, veja quais são as diferenças entre um profissional liberal ou MEI:
Microempreendedor Individual (MEI)
O Microempreendedor Individual ou MEI, como é mais conhecido, é um modelo para quem trabalha por conta própria e decide montar o seu negócio.
A pessoa é a única dona do negócio. Além disso, quando essa pessoa abre o MEI ela passa a ter o status de pequeno empresário.
+ Quais as vantagens de abrir MEI para motoristas de aplicativo?
Mas como isso funciona? Para ser MEI é necessário que a empresa fature no máximo R$60 mil por ano. O microempreendedor também não pode ter nenhum sócio ou fazer parte de outra empresa maior.
Em contrapartida, quem é MEI pode contratar um funcionário, desde que ele receba um salário mínimo ou o piso da categoria da qual ele participa.
Em resumo, o objetivo do MEI é tirar o trabalhador da informalidade e dar a ele a possibilidade de ter um CNJP de maneira fácil e rápida.
Qual é a diferença entre ser MEI e trabalhar por conta própria?
A maior diferença é ter o CNPJ. Com esse documento, o microempreendedor pode abrir conta no nome da empresa, solicitar empréstimos com maior facilidade e conseguir emitir notas fiscais.
Há também outros benefícios para o pequeno empresário: auxílio-doença, licença maternidade e auxílio da aposentadoria.
Tudo isso é possível pois, embora seja um valor considerado baixo, o MEI paga impostos. Vamos explicar como é feita essa tributação. Continue lendo para saber.
Como é feita a tributação do MEI?
Sabemos que o Brasil é um país que cobra muitos impostos e isso pode acabar confundindo na hora de abrir uma empresa.
Se você pensa em abrir um MEI, saiba que o microempreendedor é enquadrado no Simples Nacional, que é uma forma de tributação simplificada.
Nesse caso, o microempreendedor fica isento dos impostos federais, como o Imposto de Renda (IR) e o Cofins.
Mas o MEI precisa pagar um valor fixo por mês, de acordo com os serviços que serão prestados.
+ 3 erros que o MEI deve evitar na hora de empreender
Profissional liberal
Mas e o profissional liberal? O que é? De forma simples, o profissional liberal é alguém que pode prestar serviços sem estar ligado a uma empresa específica.
Além disso, outra característica do liberal, além de trabalhar por conta própria, é que ele precisa ter uma formação específica, seja técnica, seja superior.
Ou seja, os profissionais liberais são pessoas capacitadas em determinada área. Algumas dessas áreas são: Direito, Medicina, Jornalismo, Arquitetura, entre outras.
Como é feita a tributação do liberal?
Quando um profissional liberal presta serviços, ele deve recolher os impostos, que são: Imposto de Renda, PIS, ISS e o INSS.
+ Como o profissional liberal comprova renda?
Assim como um trabalhador autônomo, o cadastro do liberal na prefeitura como prestador de serviços pode ser uma alternativa.
Mas quando o liberal já é contratado, os impostos como INSS já retidos automaticamente pelo contratante.
Agora ficou fácil de entender as diferenças, não é? O primeiro, que é o MEI, é uma empresa. Já o liberal é uma modalidade de trabalho individual.