Antes de tudo, é fato que ter uma experiência de trabalho voluntário torna o currículo mais atraente para os recrutadores. Mas você sabia que isso também traz vantagens para a carreira? Confira as razões para arranjar tempo na agenda e mergulhar no trabalho voluntário.
Primeiramente, o voluntariado é um trabalho social, seja de apoio a crianças carentes, idosos, deficientes e dezenas de outras iniciativas. Portanto, é a doação de tempo para uma causa que genuinamente chame a atenção e faça a paixão por um mundo melhor acender.
Então, por mais que as empresas olhem com bons olhos quem se aventura desta forma, o trabalho voluntário não deve ser e não está atrelado à promoção pessoal ou apenas algo para acrescentar no currículo. Entretanto, isso também não significa que deve ficar de fora das informações pessoais.
Como escolher um trabalho voluntário?
A princípio, o voluntariado não é positivo apenas para a carreira profissional, mas também para a melhoria na saúde física e mental são duas das suas maiores vantagens. Confira alguns deles:
- melhora da autoconfiança;
- aumento da autoestima;
- crescimento da satisfação pessoal;
- menor taxa de mortalidade;
- diminuição de dores crônicas;
- diminuição das taxas de doença cardíaca;
- aumento de habilidades;
- exercício da compaixão;
- aumento da motivação;
- mais criatividade;
- diminuição do estresse.
Dessa forma, existem inúmeras possibilidades de trabalho voluntário, seja presencial ou à distância.
É possível, por exemplo, que um advogado ajude pessoas carentes em suas questões com a justiça ou um professor de matemática pode dar aulas de reforço para crianças com necessidades.
Responda a essas perguntas para escolher o trabalho voluntário ideal:
Para escolher o voluntariado perfeito para você, é preciso que inicialmente se pergunte o que deseja, de fato, fazer. Após isso, encontrar a oportunidade certa não será difícil. Entenda que o compromisso é a chave do trabalho voluntário.
Responda as demais perguntas para alinhar suas preferências e identificar o voluntariado ideal para suas características:
- Você gostaria de trabalhar com adultos, crianças ou animais?
- Prefere trabalhar em grupo ou sozinho?
- Possui perfil de liderança?
- Prefere funções que te deixam em destaque ou as “dos bastidores”?
- Qual é seu tempo disponível para o voluntariado?
- Quais habilidades pode utilizar no trabalho voluntário?
- Até que ponto está disposto a assumir responsabilidades?
- Liste as causas mais importantes para você. Exemplo: cuidado com crianças, adoção de animais etc.
- O quão longe de casa pode ir?
Por fim, após ter as respostas, defina as instituições e entidades ou procure projetos da área de interesse. Uma das opções de trabalho voluntário é através do site Atados, um portal de trabalho voluntário.
Lá, é possível se candidatar a diversas vagas de trabalho voluntário e por conta da pandemia, as vagas oferecidas são no regime de home office.
Benefícios do trabalho voluntário na carreira profissional
Entre as vantagens do voluntariado, algumas estão, principalmente, direcionadas à carreira. Portanto, confira algumas a seguir.
1- Ganho de experiência
O trabalho voluntário colabora no crescimento pessoal porque ensina a lidar com outras pessoas em um ambiente sem que seja o natural. Assim como melhora a habilidade para lidar com pessoas e situações adversas, além de aprender a desenvolver conhecimentos de acordo com as atividades exercidas. Afinal, em alguns casos, o voluntário aprende a gerir projetos.
2- Valorização pelo mercado
Ao incluir trabalhos voluntários no currículo, ainda mais quem está iniciando a carreira, faz com que o profissional seja melhor avaliado. Então, isso mostra que o mesmo investe parte do seu tempo ajudando o próximo, bem como que possui qualidades fundamentais para o ambiente de trabalho.
3- Networking
A criação de relacionamento com estudantes e profissionais de diversas áreas. Há diversos casos de pessoas que conseguiram oportunidades de trabalho remunerado por meio do voluntariado. Por isso, a troca de experiências faz surgir novas amizades, afetos e interesses.
O relacionamento interpessoal, iniciativa, capacidade de trabalhar em grupo e visão ampla dos problemas que a sociedade enfrenta. Do mesmo modo, aprender a lidar com realidades diferentes da sua e ser proativo também são qualidades aperfeiçoadas com o voluntariado e procuradas por recrutadores.
5- Transformação pessoal
Por fim, por mais que traga diversos benefícios para a carreira, o trabalho voluntário é, antes de mais nada, uma doação sem esperar receber algo em troca. É se doar a uma causa que transforma o espírito e deixa a alma leve. Ou seja, ajudar o próximo é uma forma de ser grato pelo que se tem e, como consequência, vantagens pessoais e profissionais.